PRAZER, SILVIO HUMBERTO

O Cidadão

Sílvio Humberto nasceu na antiga Rua 13, hoje, Souza Uzel, comunidade localizada entre os bairros da Fazenda Garcia e Federação, da qual tem muito orgulho dos seus ensinamentos sobre respeito aos mais velhos, solidariedade e resistência. É filho de Humberto Ribeiro da Cunha e Dona Silvia Eugênia dos Passos Cunha que batalharam muito para que Sílvio Humberto, suas irmãs e irmão tivessem a oportunidade de estudar para também progredir na vida. E assim, formou-se em economia(UCSAL), tornou-se servidor público municipal de Salvador, professor (UEFS) e doutor em economia(UNICAMP). E o mais importante não esqueceu jamais suas origens. Na sua trajetória tem sempre valorizado a educação como base para a ascensão social, principalmente para a população negra. Assim, a partir de suas ações como militante, professor, político comprometido com a Educação e a Igualdade de oportunidades, têm sido beneficiados crianças, jovens, adultos e famílias.

118701532_4208850709187300_6721596414368141314_n_edited.jpg
 
236768008_5828652443873777_8757147403913506402_n_edited.jpg

O Militante

Silvio Humberto atua há 40 anos na luta contra o racismo. É um dos fundadores e presidente de honra do Instituto Cultural Steve Biko, organização pioneira que há 28 anos oferece, de forma gratuita, cursos que já possibilitaram a formação de muitas lideranças na Bahia e no Brasil e já contribuiu para o ingresso de direta e indiretamente de mais de 2 mil estudantes negros e negras de baixa renda nas universidades.
Participou de diversas mobilizações na Bahia, entre elas a luta pela isenção da taxa de inscrição no vestibular da UFBA, onde em 2004, integrou, representando os movimentos sociais, o grupo que elaborou o Programa de Ações Afirmativas (a política de cotas). Esse programa de ações afirmativas mudou a cara da UFBA e proporcionou que muitos estudantes negros e negras de baixa renda, indígenas, quilombolas e pobres percebessem o ingresso na UFBA como um sonho possível.

 

O Parlamentar

Eleito em 2012, destacou-se na presidência da Comissão de Educação, na qual defendeu o ensino público de qualidade e a dignidade das/os professoras/es, que vivenciam o dia-a-dia do “chão das escolas”. Destaque também para a luta em defesa do direito à cidade no debate do Plano Diretor de Salvador(PDDU). Em 2016, foi reeleito. É líder do PSB e do bloco parlamentar de oposição, preside a Comissão de Cultura. Foi relator do Estatuto Municipal de Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa que devidamente regulamentado garantirá dignidade a população negra, pobre e periférica da nossa cidade. Tem diversos projetos aprovados, entre eles, o que instituiu a cota de 30% para os negros/as nos concursos públicos da Câmara, atua em defesa das Juventudes, da Saúde, da geração de Trabalho e Renda, dos Direitos Sociais e dos Servidores Municipais, da Cultura e de um outro modelo de Segurança Pública, que mantenha viva a Juventude Negra.

SH_Pulpito_edited.jpg
 
Inserir um subtítulo (2)_edited.jpg

SÍLVIO HUMBERTO É GENTE QUE SE IMPORTA COM GENTE!

Fé no que virá!

“Meu desejo de continuar o trabalho vem da certeza de que ainda há muito a ser feito: trabalho decente para as juventudes e mulheres negras, creches, ensino e saúde de qualidades, academias de saúde com acompanhamento dos educadores/as físicos, acesso aos bens culturais, uma Vida Digna. Estou bem consciente da minha responsabilidade como pai de Kiluanji e em nome de muitos e para garantir por muitos, reafirmo o quanto a candidatura de um político negro na Bahia, tão marcada por desigualdades, é necessária e estratégica, para trazer Dignidade a nossa Gente e fazer da Bahia o Estado da Igualdade pra valer! Somos Gente que se importa com Gente! Vamos juntos, e agradeço seu voto de confiança.”